quinta-feira, 22 de março de 2012

+ Uma vez noticias sobre óleo de coco


Sete bons motivos para consumir óleo de coco

Ele reduz o colesterol, controla o diabetes e ajuda a emagrecer


PUBLICADO EM 16/3/2012 POR LAURA TAVARES
Quatro colheres de sopa por dia. Essa é a quantia média recomendada para o consumo do óleo de coco, uma gordura saturada, mas de origem vegetal, que está fazendo a cabeça não só de quem está de dieta, mas até daqueles que precisam controlar problemas de saúde. "O produto 100% natural apresenta propriedades que favorecem a perda de peso, reduzem o colesterol ruim e até controlam os níveis de açúcar no sangue", aponta a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Espaço Nutrição, em São Paulo.


Vendido em lojas de produtos naturais e algumas farmácias, o óleo de coco apresenta duas versões. Uma delas em cápsulas, que devem ser ingeridas no horário do almoço ou do jantar. Já a versão em óleo pode ser adicionada no preparo dos alimentos, em pastas e patês para acompanhar torradinhas ou mesmo em vitaminas. Para entender como ele age no organismo e conhecer outras boas razões para consumi-lo, o Minha Vida conversou com nutricionistas e elaborou a lista que você confere a seguir.

 

Controla a compulsão por carboidratos
Além de todos esses benefícios, o óleo de coco certamente deve ser um alimento que não pode faltar na dieta de quem tem diabetes ou de quem não resiste a uma guloseima. "Assim como os alimentos ricos em fibras, ele ajuda a manter níveis estáveis de glicose no sangue e não estimula a liberação de insulina, o que diminui a compulsão por carboidratos", explica a especialista Cátia Medeiros. Ao contrário de outros óleos poli-insaturados, que dificultam a entrada de insulina e outros nutrientes dentro das células, o óleo de coco favorece essa entrada e, por isso, a taxa de açúcar no sangue fica normalizada.

Mulher recusando pratos de bolo - Foto Getty Images
Promove a saciedade
Por ser uma gordura, o óleo de coco tem uma digestão diferenciada. "Ele permanece mais tempo no estômago do que um carboidrato, por exemplo, o que aumenta a sensação de saciedade", explica a nutricionista Cátia Medeiros. Com o apetite reduzido fica mais fácil segurar a vontade de petiscar o dia todo, hábito que pode sabotar a dieta e, consequentemente, o desejo de emagrecer.

Mulher abraçando a balança - Foto Getty Images 
Acelera o metabolismo
De acordo com a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo, se consumido diariamente, o óleo de coco aumenta o gasto energético do organismo. "Ele estimula o funcionamento da glândula tireoide, que está diretamente ligada ao nosso metabolismo, o que aumenta a queima de calorias", explica. Assim, não adianta apostar em dietas radicais se essa glândula e, consequentemente, seu metabolismo não está funcionando adequadamente. O ponteiro da balança simplesmente não sairá do lugar.

Homem com dor de barriga - Foto Getty Images 

Melhora a prisão de ventre
Por ter rápida absorção e solubilidade, o óleo de coco também é amigo do intestino. "Seus componentes agem normalizando o trânsito intestinal", diz Cátia Medeiros. As ações benéficas para o intestino também valem no caso de o intestino solto, pois ele ajuda a eliminar bactérias perigosas e favorece o crescimento da flora intestinal saudável.

Homem com a mão no coração - Foto Getty Images 
Reduz o colesterol
O bom funcionamento da tireoide, favorecido pelo consumo de óleo de coco, também garante a redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e a elevação do colesterol HDL (colesterol bom). "Isso ocorre porque essa glândula consegue metabolizar esse componente na formação de hormônios essenciais", explica a nutricionista Maria Fernanda. Com a normalização da taxa de colesterol sanguíneo há diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Família unida - Foto Getty Images 

Fortalece o sistema imunológico
Outro benefício do óleo de coco é o fortalecimento do sistema imunológico. "Ele age no combate e na prevenção contra o ataque de bactérias e fungos que ameaçam nossa saúde e ainda melhora a absorção de nutrientes, reforçando as defesas do organismo", explica Maria Fernanda. Isso ocorre devido ao ácido láurico, também presente no leite materno e que tem o poder de combater inúmeras infecções.

Mulher olhando rugas da testa - Foto Getty Images 
Combate o envelhecimento precoce
"O óleo de coco promove a diminuição de radicais livres presentes no organismo, responsáveis pelo envelhecimento celular", aponta a Maria Fernanda. Segundo ela, isso acontece graças a ação de componentes da vitamina E, presentes no óleo. Até certo nível, os radicais livres são benéficos para o corpo, mas o acúmulo pode causar não só o envelhecimento precoce, como também o desenvolvimento de um câncer em decorrência da oxidação de células saudáveis.



10 comentários:

  1. Olá amiga então estou querendo comprar perto da minha casa vende em capsula ainda mais agora que estou malhando é capaz do resultado ser melhor

    Bjkssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah também acho!

      Estou tomando em cápsulas tb!

      Que por sinal... eu detestooo coco!!rs

      Mas td em nome da saude e beleza..rs

      Beijos

      Excluir
  2. Olá!!!
    Vi seu blog através de uma amiga blogueira em comum...
    Adorei seu espaço!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh querida.. obrigada!!!

      To te seguindo também!!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Amiga ele tem me ajudado muito com o intestino :) e que bom que gostou do post, estamos juntas!

    ResponderExcluir
  4. oie flor
    ja tomei oleo de coco...mas odiei o gosto nossa me deu ate vomitooo! a pareii neh

    ameii o post!

    beeijos bom fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh amiga.... mas eu tb DETESTO coco...

      De verdade... nao suporto o cheiro...

      Mas eu tomo ele em cápsulas.. 2 antes do almoço..

      Muuiiito melhor... Tenta essa!!!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Hummm tenho ouvido muito sobre esse óleo mas não conheço ninguém que consumiu....To curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom.. eu to consumindo...

      Assim que ver resultados ou não... te conto!!
      rsrsrs

      Beijinhos

      Excluir